Publicado por: lgoncalves59pt | Abril 1, 2012

1 de Abril de 1906 – O comboio chegou a Vila Real

1 de Abril de 1906
Há 106 anos o comboio do Corgo chegou a Vila Real

Até que enfim ! Foi esta a exclamaçao que se soltou do peito arfante do povo de Villa Real e se desprendeu dos lábios de todos nós, ao vermos chegar a dentro das agulhas da estação d’esta villa a primeira locomotiva, que triumphantemente rompa por entre allas espessas d’uma gente que em enthusiásticas e esfusiantes acclamaçoes victoriava todos aqueles que pela realisação da sua mais justa aspiração tinham com inteligencia e vontade trabalhado.

Era uma exclamação representante e significativa do salutar allivio que ao espirito dos que com ancia aspiravam ao usufruto das primicias d´ um bem entendido progresso chegava, que se ia perder ao ar alto abafada pela ensurdecedora e enthusiastica manifestação feita aos illustres engenheiros conselheiros Fernando de Sousa, Póvoas, Affonso Cabral e José Sarmento e a todos os homens publicos que pela sua situação em destaque no meio politico e social d´este paiz poderam e quizeram até á  encantadora capital de Tras-os-Montes trazer este grande elemento de progresso e ressurgimento economico á nossa provincia tão até hoje desprezada apesar de grandemente rica pela fertilidade do seu solo e de encantadoramente bela pela sua disposição dos seus terrenos.

Eram 11 horas menos alguns minutos, quando uma girandola anunciou a chegada do comboio á casa de guarda, nas Lameiras e 11 horas precisas quando entrou nas agulhas da estação. Parado o comboio em frente á plataforma da estação, foram erguidos muitos vivas ao srs Conde de Villa Real, conselheiro Antonio d´Azevedo, Teixeira de Sousa, Vargas, etc. E toda a assistencia numerosa e selecta, acolheu com uma prolongada salva de palmas os illustres engenheiros Fernando de Sousa, Gualberto Póvoas, Affonso Cabral e José Sarmento.

Não é fácil descrever a comoção e os frémitos d´alegria, que em si encerrou esta singular manifestação, em seguida á qual os dignos engenheiros se encaminharam, acompanhados de centenas de centenas e pessoas para a Casa de Raposeira, onde devia-lhe ser dado um almoço.

                                                                          *
Durante todo o percurso foram lançadas ao ar girandolas de foguetes, alguns dos quaes innundavam os ares de pequenos papeis que continham saudações a S.M d´El-Rei, a S.M a Rainha, engeneheiros e todas as pessoas que prestaram o seu concurso para a effectivação de tão desejado melhoramento.
Na estação da Povoação aguardava o comboio um banda de música que n´elle seguiu até á estação de Villa Real, onde tocavam cinco bandas que já de madrugada e ás 10 horas da manhã haviam percorrido as ruas da Villa.

                                                                           *
Desde o pontão de Peneda até á gare achava-se todo o recinto embandeirado e com galhardetes em postes de madeira, bem como o edificio da estação e a Casa da Raposeira, onde teve logar o almoço e que tão gentilmente foi cedida pelo seu proprietário, o nosso amigo sr. Antonio Vieira dos Santos.

                                                                           *
A concorrencia do povo d´esta Villa e das freguesias do concelho foi enorme superior á expectativa, pois aclcula-se que não estivessem menos de 8000 pessoas no recinto da estação, avenida e imediações.

in “O progresso do Norte”, Villa Real 5 de Abril de 1906


Anúncios

Responses

  1. e uma maravilha …gostava de poder comprare uma destas cartas postais para a minha coleccao que ja e de 1500 cartas de todo o mundo do ano 1850 ate ao ano 1960.abraco


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: