Publicado por: lgoncalves59pt | Maio 31, 2012

A locomotiva E211 e o turismo ferroviário….

A locomotiva E211 e o turismo ferroviário que nao soubemos fazer ….

Esta foi uma das locomotivas que, conjuntamente com outras semelhantes,  percorreu durante varios anos a Linha do Corgo. Eis um pouco da historia desta locomotiva, reconstituida a partir de varios excertos de informação colhidos aqui e acolá.

A locomotiva E 211 foi construída em 1923 pela Henschel & Sohn para os Caminhos de Ferro Portugueses, e integrou uma série de dezasseis unidades. Prestou serviços na Linha do Vale do Vouga e em 1975 foi transferida para a linha de Famalicão – Póvoa de Varzim.  Mais tarde é transferida para os depósitos centrais no Porto, Campanhã, fazendo uma última revisão a 5 de Julho de 1976.  A partir dessa altura é transferida para a Régua passando a prestar serviço na Linha do Corgo, essencialmente no transporte de mercadorias e de carruagens/wagons de trabalho. Circula pela última vez em 1981.

Três anos mais tarde a CP põe à venda 12 locomotivas a vapor não utilizadas, entre as quais a E 211. É comprada pelo GECP (Grupo de Estudos para os Caminhos de Ferro da provença). Entretanto, no dia 10 de Julho de 1986 é transferida para Vila Real de onde foi transportada por camião numa longa viagem até Mézel-Châteauredon onde chega no dia 18.  A partir daí  é transferida para Puget-Théniers, onde é feita uma nova revisão. É então colocada em circulação, fazendo parte do comboio turistico da linha ferroviaria “Train des Pignes” até 1992.

Seguem-se algumas imagens de postais dessa época, emitidos pelo GECP, onde podemos ver a nossa  locomotiva em circulação. 

Sabe-se que entretanto a locomotiva foi enviada para Itália para restauro total, nos estaleiros de Lucato Térmica em Castelletto-Monferrato.  Depois do restauro a locomotiva volta a Puget-Théniers no dia 3 de Dezembro de 2009, e é recolocada em serviço no “Train des Pignes” a vapor para a época de 2010 .

Finalmente, é altura de todos nós fazermos a nossa reflexão sobre este assunto….Já poderão imaginar o que muitos de nós, MCLC incluido, pensamos sobre a inoperancia, o desmazelo e a atitude criminosa quer dos governos quer de alguns municipios TrasMontanos, face ao desmantelamento levado a cabo na rede ferroviaria desta provincia, sendo o Corgo um bom exemplo disso: é que nem o turismo ferroviário foi permitido nesta nossa linha do Corgo ! Aos poucos individuos que ainda tentaram apresentar projectos de revitalização e exploração do Corgo para turismo ferroviario, foi-lhes dificultado o acesso….ou mesmo vedado.  A verdade é que esta vasta região TrasMontana, composta por zona de socalcos e ravinas, zona de planaltos e serras e a maior zona termal do país – uma região cheia de potencialidades paisagisticas e humanas – teria beneficiado muito caso o Corgo tivesse sido aproveitado (pelo menos) para um verdadeiro projecto de turismo ferroviario.  Todos ficaram a perder certamente. E as alternativas que alguns municipes encontraram (as ciclovias) nunca poderão preencher nem de perto nem de longe a lacuna assim deixada: foram opções incompetentes e absolutamente questionaveis, tomadas por pessoas com responsabilidades, mas sem qualquer sentido estrategico  para as sua terras.

Deixamo links para alguns vídeos disponibilizados via YouTube.

Em circulação na linha Train des Pignes:

Circulando em 19 de Maio de 2010:

Na fase de descarregamento da locomotiva na estação de Puget Teniers: 

E porque não rever esta nossa locmotiva ? Basta planear uma viagem a França, dirigirem-se aos “Chemins de Fer de Provence”, inscreverem-se  e recordar uma viagem a vapor de outros tempos. Deixamo-vos o endereço, com os horários e contactos. 

Lisboa, 31 de Maio de 2012
Luis Gonçalves
(MCLC)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: