Notícias

29 de Novembro de 2011

INFORMAÇÃO/CONVITE

Suspensão do Plano Estratégico de Transportes. Projecto de resolução de “OS VERDES” em discussão na Assembleia da República a 2 de Dezembro.

Exmos. Senhores, O Partido Ecologista “Os Verdes” vem por este meio convidá-los a assistir ao debate do seu Projecto de Resolução que propõe a suspensão do Plano Estratégico de Transportes (PET) para avaliação ambiental e consulta pública, entregue na Assembleia da República no passado dia 17 de Novembro e que vai ser discutido em plenário na próxima sexta-feira, dia 2 de Dezembro, no período da manhã, sendo que o plenário começa às 10.00h.

Considerando que não foram avaliadas as gravíssimas implicações económicas, sociais, ambientais, das opções contidas no PET para o desenvolvimento do país, considerando ainda o autoritarismo com que este documento foi adoptado, sem ter sido previamente sujeito a uma discussão pública, onde os utilizadores dos transportes, os agentes económicos, os autarcas, etc…, pudessem expressar a sua opinião, o Partido Ecologista “Os Verdes” defende a sua suspensão para que a avaliação e o debate se possam concretizar. “Os Verdes” relembram que o Governo nem tão pouco estava interessado em discutir o PET com os Deputados, tendo, numa primeira fase, utilizado a Comissão Parlamentar para uma conferência de ordem propagandística e não para um verdadeiro debate do PET. A discussão só teve lugar posteriormente em Comissão porque o PEV apresentou um requerimento, o qual foi aprovado, para que o Sr. Ministro da Economia regressasse ao parlamento para discutir o documento, depois de previamente entregue aos Deputados. Essa discussão parlamentar tornou ainda mais óbvia a necessidade de avaliação ambiental e consulta pública de um documento desta natureza. Como tal, o PEV defende no Projecto de Resolução entregue, a imediata suspensão do PET e a sua colocação a discussão pública, precedida da elaboração de um relatório ambiental que avalie as incidências económicas, sociais e ambientais, nomeadamente no ordenamento do território e para a coesão territorial, deste Plano. 

Com os melhores cumprimentos,

 A Chefe de Gabinete Natividade Moutinho,
Grupo Parlamentar “Os Verdes” 

Assembleia da República, Palácio de S. Bento 1200-068 Lisboa
Tel: +351 – 213 919 203 / 213 919 294
Fax: +351 – 213 917 424                          
www.osverdes.pt

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01 de Julho de 2011

Linha do Corgo: autarcas apreensivos pedem soluções ao governo

 
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01 de Julho de 2011

Abertura aos privados de linhas com potencial turistico.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admite abrir a privados a exploração de linhas ferroviárias que tenham interesse comercial e com perspectiva de exploração turistica, mas que não sejam rentáveis devido à reduzida procura. A hipótese foi avançada na Assembleia da República, durante a discussão do Programa do Governo. Nesta situação poderá estar, por exemplo, a Linha do Douro, Corgo e outras. A exploração daquelas linhas ferroviárias por operadores turísticos poderá ser uma forma de as rentabilizar.
 
Nesta legislatura, a Refer deverá poderá ter de encerrar várias centenas de quilómetros de linhas ferroviárias para reduzir custos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=493639

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11 de Maio de 2011

Passos Coelho defendeu revitalização da Linga do Corgo

O presidente do PSD defendeu hoje a revitalização da Linha do Corgo, entre a Régua e Vila Real, considerando que é um pequeno investimento que faz mais sentido do que a alta velocidade.
 

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04 de Maio de 2011

Conferência de Imprensa – Vila Real (05/05/2011)

O MCLC está solidário com a iniciativa “COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR do Partido Ecologista Os Verdes, que desde ontem arrancou em Trás-os-Montes e Alto Douro, passando pelas cidades e estações de Bragança e Mirandela, em prol do caminho-de-ferro em Portugal, e em prol da reactivação das linhas de Via Estreita do Douro e da própria Linha do Douro.
 
Como tal, o MCLC far-se-á representar amanhã, dia 05/05/2011, na estação de Vila Real às 12h15, hora em que Os Verdes, acompanhados pela dirigente do partido Manuela Cunha, farão uma conferência de imprensa sobre esta iniciativa.
 
Convidamos pois os senhores e senhoras jornalistas a comparecerem!

Com os nossos melhores cumprimentos, e em nome do MCLC;

Movimento Cívico pela Linha do Corgo

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26 de Abril de 2011

Moção dos deputados da Assembleia da CM da Regua, apelando á defesa e reabertura da Linha do Corgo.

Os deputados reunidos na Assembleia Municipal Jovem de Peso da Régua exigem das autoridades governamentais o cumprimento das promessas feitas e o imediato restabelecimento e reactivação da Linha Ferroviária do Corgo, tendo em conta o seu significado histórico e a sua importância para a região.

http://www.cm-pesoregua.pt/fotos/fotografias/2011/Mocao_Linha-Corgo_abril2011.pdf

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3 de Abril de 2011

Rescaldo do evento “Cordão Humano à volta da estação de Vila Real”

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/exigem-regresso–dos-comboios

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1 de Abril de 2011

Cordao humano na Estação de Vila Real no dia em que a linha do corgo fez 105 anos

No dia em que se assinalam 105 anos da Linha do Corgo, o Movimento Cívico pela Linha do Corgo organizou um cordão humano em volta da estação de caminhos de ferro de Vila Real pedindo o regresso do comboio. À iniciativa juntaram-se populares de todas as localidades servidas pela linha e que não se conformam com a situação; membros do Movimento Civico pela Defesa da Linha do Corgo MCLC (apoiante desta iniciativa) e ambientalistas.  A linha foi encerrada em Março de 2009 por alegadas questões de segurança, foram planeadas obras de reestruturação no valor de 23 milhões de euros, que deveriam estar concluídas até ao final de 2010. No entanto nenhumas obras foram realizadas e grande parte dos carris da linha foram mesmo retirados. Algumas imagens do evento:


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24 de Março de 2011

Cordão Humano à volta da estação de Vila Real

 O Movimento Cívico Pela Linha do Corgo MCLC realizará no próximo dia 2 de Abril, Sábado, às 15.00 horas, um evento apartidário em defesa da requalificação da Linha do Corgo.  Esta acção consistirá num Cordão Humano em torno da estação ferroviária de Vila Real. Segundo a organização, é de todo o interesse que haja o maior numero de pessoas a participar neste evento, pois isso contribuirá para dar mais relevo e impacto ao problema, maior visibilidade na opinião pública e alguma influencia  na tomada de decisões por parte das diversas entidades intervenientes no processo. Esta iniciativa está a ser promovida através da rede social Facebook pela  pagina  http://www.facebook.com/event.php?eid=208869789124897&ref=ts, e através do site  do Movimento Civico pela Linha do Corgo (MCLC) em https://linhaferroviariadocorgo.wordpress.com. Para João dos Santos “a luta pelo renascimento de um património ferroviário que serviu os transmontanos por mais de 100 anos, é uma luta de todos”.  

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24 de março de 2011

Deputados, autarcas, movimentos e associações cívicas. Todos pelo caminho-de-ferro em Trás-os-Montes e Alto Douro.

http://www.avozdetrasosmontes.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=6357
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17 de Março de 2001

Ecopista/Ciclovia do Corgo: consignados 17 km de Ecopista no Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

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17 de Março de 2011

Pedro Pimentel (deputado pelo PSD) questiona o Ministro das Obras Públicas acerca da Linha do Corgo.

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c3246795a5868774d546f334e7a67774c325276593342734c584a6c635639775a584a59535339775a7a4d784f44457465476b744d6935775a47593d&fich=pg3181-xi-2.pdf&Inline=true 
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16 de Março de 2011

TSF: obras da Linha do Corgo paradas.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1806985
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11 de Março de 2011

EVENTO: encontro no dia 2 de Abril, na estação ferroviária de Vila Real. Este evento é apoiado pelo MCLC.

EVENTO: encontro dia 2 de Abril de 2011, na estação ferroviaria de Vila Real

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7 de Março de 2011

LINHA FERROVIÁRIA DO CORGO – “Os Verdes entregaram pergunta na Assembleia da Républica”


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24 de Fevereiro de 2011

Foi ontem colocada na Internet uma noticia com o titulo “Sentença de morte da Linha do Corgo além de Vila Real“. Mais um “golpe” na Linha do Corgo, apesar de tudo no troço acima de Vila Real (em direcção a Chaves) ou seja o troço que se encontra desactivado.  Desta vez é o Ministerio dos Tranportes em articulação com o Ministerio das Financas que pretende desafectar alguns terrenos junto á linha para efeitos de “legalização” e de construção civil.

Ao que se sabe, é  frequente as vias-férreas terem uma faixa reduzida de terrenos nas suas imediações que é pertença do Estado, tal como se fizesse parte da própria via. Pelo que em principio não é subtraido nada ao canal ferroviário em si.

No entanto, é pena que estas acções sejam quase sempre tomadas pela calada, de forma súbita, sem um mínimo de transparência e de tentativa de diálogo com os vários parceiros envolvidos no processo da gestão ferroviária. Ao reafectar desta forma os terrenos adjacentes á linha (subtraindo-os á gestão da REFER) para os fins a que parecem destinar-se (cosnrução civil), conclui-se mais uma vez que o executivo nao possui uma IDEIA válida e constructiva sobre o aproveitamento correcto da rede ferroviaria regional.

Finalmente,  seria pertinente que alguns responsáveis e interessados pudessem indagar quem de direito sobre esta matéria. Falamos, entre outros, do próprio Municipio da cidade de Vila Real (afinal não é o maior municipio e o que tem maior peso politico no distrito ?) que deveria ter questionado e exigido uma resposta da parte do MOTC e da CP afim de estar informado sobre os impactos ou consequencias que esta medida pode ter para a Linha do Corgo. Se tivesse tomado esta atitude, Vila Real estaria pelo menos a mostrar o seu interesse pela Linha do Corgo e a dar provas públicas de que pretende lutar por esta importante infra-estrutura e patrimonio, como pretendeu dizer num passado recente. Que saibamos, nada foi dito.  E se assim se puder concluir, então é lamentável.

DESPACHO Nº 32578/2011 (Ministerio das Finanças e da Administração Publica e das Obras Publicas, Transportes e Comunicações):

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/02/038000000/0936309364.pdf

Planta da parcela de terreno a desafectar

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11 de Novembro de 2010

O ministro da Presidência Pedro Silva Pereira, garantia em Vila Real, que a reabilitação dos troços ferroviários da linha do Douro entre Pocinho e Barca de Alva, e o da linha do Corgo, entre Peso da Régua e Vila Real, irão ser recalendarizados. O que convenhemos, não é o mesmo que “extinguir”. O problema é que têm sido muitas as afirmações proferidas pelos responsaveis governamentais (e até alguns responsáveis autárquicos e Governadores Civis), quase sempre plenas de esperanças e expectativas, mas quase sempre conducentes ao abandono da ideia inicial, ao esquecimento e ao encerramento final das linhas.  Por isso mesmo, só resta aos cidadãos que lutam por projectos ferroviarios como o Corgo, estarem atentos, unirem-se e esforçar-se por lutar !

http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=4624&Itemid=43

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24 de Abril de 2010

Pedro Pimentel (deputado pelo PSD) questiona o Ministro das Obras Públicas acerca da Linha do Corgo.

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21 de Abril de 2010

Agostinho Lopes (deputado do PCP) questiona o Ministro das Obras Publicas sobre o atraso na concretização das obras na Linha do Corgo (Vila Real/Régua)

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 12 de Novembro de 2009

Comboio:REFER está quer reajustar funcionamento da linha do Corgo às necessidades das populações

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1418816

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22 de Julho de 2009

Linha do Corgo reabre no final de 2010

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16 de Julho de 2009

Comboio: empreitada na Linha do Corgo é consignada na terça-feira pela secretária de Estado dos Transportes

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1309806

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25 de Março de 2009

Abel Baptista (deputado do CDS-PP) questiona o Ministro das Obras Publicas sobre a situação das linhas do Corgo e Tâmega

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